Boletim Militar #134
Segue nosso Boletim Militar desta segunda-feira, dia 13/01.
Marinha do Brasil enfrenta críticas no Reclame Aqui com pontuação preocupante
A Marinha do Brasil recebeu nota 3,7 no site Reclame Aqui, destacando reclamações sobre atendimento ao público, inscrições em concursos e problemas em eventos de visitação pública. Apesar de fornecer respostas padrão, a solução efetiva dos problemas segue sendo uma preocupação. Comparativamente, a Marinha apresenta melhor desempenho que o Exército, que não respondeu a nenhuma das 398 reclamações registradas.
Ler notícia completa
Operação Aspirantex 2025: marinha mobiliza 7 navios, 2 submarinos e 10 aeronaves
Com o objetivo de fortalecer a presença na Amazônia Azul e realizar treinamentos operativos, a Marinha iniciou a Operação Aspirantex 2025. A missão envolve 209 aspirantes, 8 cadetes de outras forças e mais de 2.000 militares, visitando portos estratégicos e realizando ações cívico-sociais como doação de sangue e reforma de escolas.
Ler notícia completa
Brasil tem mais oficiais do que precisa nas forças especiais do Exército
O pesquisador Manuel Domingos Neto apontou que o Brasil possui um número excessivo de oficiais nas forças especiais do Exército, defendendo que duas ou três companhias seriam suficientes. Ele também destacou a necessidade de repensar o tamanho e o emprego das unidades, criticando a falta de liderança política na relação com os militares.
Ler notícia completa
Reforma militar gera debandada de oficiais e praças em todo o Brasil
A insatisfação com mudanças no sistema de proteção social dos militares levou a uma onda de exonerações nas Forças Armadas e polícias militares. A nova idade mínima para aposentadoria, extinção da transferência ex offício e aumento da contribuição de saúde estão entre as causas do descontentamento, gerando tensões entre militares e o governo.
Concurso da aeronáutica: saiba o que estudar para ser aprovado no edital EEAR
O concurso da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) oferece 194 vagas para nível médio, com inscrições abertas entre 15 de janeiro e 14 de fevereiro de 2025. A prova, marcada para 1º de junho, cobrará disciplinas como português, matemática, física e inglês. Prepare-se com foco em áreas específicas e conteúdos exigidos.
Exército dos EUA usa realidade virtual para combater ameaças de drones
Soldados do 2º Regimento de Cavalaria do Exército dos EUA utilizam tecnologia de realidade virtual para treinamento em neutralização de drones. O método simula cenários de combate e aprimora habilidades, sendo uma resposta às crescentes ameaças de sistemas aéreos não tripulados, como visto no conflito da Ucrânia.
Marinha do Brasil salva 458 vidas em 2024 com operações avançadas
A Marinha do Brasil resgatou 458 pessoas em 2024, graças a operações estratégicas e tecnologia de ponta, como drones de alta performance. O Serviço de Busca e Salvamento (SAR) mostrou eficiência em cenários críticos, destacando-se como exemplo de preparo e inovação para garantir a segurança no mar e nos rios.
O Brasil tem um bom exército? desafios e conquistas das forças terrestres
Fontes militares afirmam que o Exército Brasileiro é robusto e bem adaptado ao território nacional. Contudo, enfrenta desafios na modernização e dependência de tecnologias importadas. Apesar de limitações, mantém posição de destaque na América do Sul, cumprindo seu papel de defesa territorial e apoio em crises.